quarto com inspiração montessoriana

renata_edited.jpg

Quando a mãe do Léo nos procurou ele já tinha quase um ano, ela nos pediu para transformar o quarto de bebê em um quarto onde ele pudesse explorar livremente. Inspiradas no método Montessoriano a repaginada começou retirando o berço, cômoda e poltrona de amamentação. Mantivemos o tema de floresta do quarto antigo e criamos um layout com uma área do sossego, para os brinquedos e uma para as artes. A cama no chão dá total liberdade para o Léo entrar e sair e na lateral criamos um porta livros que deixa sempre a mão aquela estória pra hora da soneca. Para o piso, tatame emborrachado de encaixe, fácil de desmontar e limpar. 

A área das artes é composta por uma lousa feita em marcenaria sob medida, sobre ela colocamos um bobina de papel para desenhos com canetinha e lápis de cor. A cadeira cubo, a barra de apoio em frente ao espelho em acrílico, são peças sempre presentes em ambientes montessorianos. 

 

Mas o destaque desse quarto fica por conta da estante árvore que ficou posicionada na cabeceira. Na sua base criamos um pequeno baú com abertura frontal , que dá pra guardar almofadas, roupa de cama ou mais brinquedos. Para ajudar na organização e deixar os brinquedos de fácil acesso para o pequeno aventureiro, as caixas de brinquedos que desenhamos tem abertura frontal e ainda ter uma superfície para mais brincadeiras.  Completamos o quarto com uma trocador suspenso que só é aberto quando necessário, abaixo dele instalamos alguns ganchos em uma altura que o próprio Léo consegue acessar.

estante arvore1
estante arvore1

quarto com inspiração montessoriana

estante arvore2
estante arvore2

estante para brinquedos na floresta (estante arvore)

estante arvore3
estante arvore3

detalhe nicho da estante árvore

bau
bau

base da bau da árvore

caixa de briquedos
caixa de briquedos

caixa de brinquedos tudo a mão

cama ninho revisteiro
cama ninho revisteiro

cama nicho com revisteiro lateral em marcenaria